Passaporte, visto e comprovantes de vacinação precisam estar em dia para não estragar o passeio
Quem costuma viajar sabe da importância de manter seus documentos sempre em dia. Ainda assim, por vezes, as pessoas acabam esquecendo de revalidar suas permissões e documentações – isso causa um transtorno considerável para a viagem. Por isso, decidimos fazer um material especial para que você tenha sempre por perto para evitar problemas.
Imagine a situação: A família do João está reunida, malas prontas, todo mundo no carro rumo ao aeroporto, animação a todo vapor, mas na hora de fazer o check-in, no balcão da empresa aérea, vem a frase: “Senhor João, o seu passaporte está fora da validade” ou “O seu visto para este país precisa ser renovado”. É um balde de água fria que acaba com o cenário feliz da família do João e de qualquer família
Podemos descrever outro exemplo bastante comum: aquele site ou aplicativo que envia uma notificação sobre uma super promoção de passagens ou pacotes para o destino que a Maria sempre quis conhecer. Logicamente, ela, mais do que rápido, compra o que está sendo oferecido e já começa a sonhar com tudo o que vai viver. Porém, quando pesquisa melhor o que é preciso para entrar no país de destino, percebe que ainda precisa tirar o visto ou que o seu passaporte está vencido. Então, corre para conseguir os documentos, mas o prazo para isso vai além da data em que está agendada a tão sonhada viagem. Mais uma decepção acachapante.
O passaporte é seu documento principal
Vamos parar de colocar possíveis momentos desesperadores de um viajante e vamos ao que interessa: quais documentos você precisa sempre manter em dia para que não sofra como nossos amigos João e Maria.
Tecnicamente, existem alguns documentos que, para quem deseja viajar para outros países são obrigatórios – ou melhor “quase obrigatórios”, já que para vários destinos da América do Sul, somente o RG é suficiente para embarcar. Entretanto, o passaporte ainda é o documento padrão válido para grande parte do mundo.
Sendo assim, se você não tem o passaporte ou a sua validade está vencida, é hora de correr atrás do prejuízo! Quanto mais rápido você fizer isso, melhor. Não deixe para tirar o passaporte na última hora. Afinal, nunca se sabe quando um problema na emissão do documento poderá atrapalhar os seus planos. Melhor ser precavido e tratar de tudo com antecedência.
Aqui, vale mais um alerta: caso o seu passaporte esteja perto de vencer, não deixe de consultar as regras do país para o qual você está embarcando. Alguns exigem que este documento tenha no mínimo de 6 meses de validade. Outros pedem apenas que o documento esteja válido para o período da viagem. Sabendo disso, consulte atentamente as regras do seu destino para não correr o risco de ser deportado.
Será que você vai precisar de visto?
Com o passaporte OK em mãos, é hora de descobrir se o país para o qual você está embarcando exige visto para brasileiros. Aqui já fica um sinal de alerta importante: se você tiver conexão nos EUA ou estiver indo para o país do Tio Sam, obrigatoriamente precisará de visto. Se não tiver esse documento, não poderá nem embarcar. Outros países comumente visitados por brasileiros que também exigem que o visto seja providenciado antes do embarque são China, Japão, Canadá e Austrália. As regras, documentos exigidos e valores para retirada do visto variam de acordo com o país de destino.
O modo de emissão do visto também muda muito entre os países. Alguns fogem à regra, fornecem o visto e cobram as taxas no momento da imigração, como a Indonésia e o Laos, por exemplo. Outros exigem apenas o visto eletrônico. O melhor é se informar especificamente sobre o seu destino.
Por fim, é importante lembrar que alguns destinos exigem comprovante internacional de vacina contra algumas doenças. A principal delas é a vacina contra a febre amarela. Verifique se este é o caso do país para onde você está viajando e providencie o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). Consulte o site da ANVISA e veja o local mais próximo para emissão do documento e para tomar as doses das vacinas exigidas.
Com os documentos acertados e as malas prontas, basta curtir a viagem, seja ela a lazer ou a trabalho.