Viver por algum tempo no exterior, ainda que seja por somente um ano, é um pensamento assustador. Seja apenas uma mudança temporária ou uma experiencia por tempo indeterminado, significa deixar entes queridos, conhecer novas pessoas, viver uma rotina diferente e talvez um novo emprego ou trabalhar em atividades que você nunca imaginou… Tudo isso pode ser assustador para qualquer um.
Mas morar no exterior é uma experiência de mudança de vida de muitas maneiras diferentes. Acredito que todos devem ser “expatriados” pelo menos uma vez na vida. Alguns motivos que me levam a defender e a incentivar essa experiencia:
Viver numa cultura diferente
A mudança para o exterior permite observar um país de uma maneira totalmente diferente, comparando com a visão que possa ter desse mesmo país se for a turismo.Dá mais tempo para descobrir e desenvolver uma conexão com o destino em que você vive. Como expatriado, você terá mais oportunidades de aprender o idioma, adotar o modo de viver local e entender os costumes do país. Lidar com processos burocráticos como comprar um pacote de internet, abrir uma conta bancária, alugar um imóvel e trabalhar no destino escolhido também fornecerá uma visão diferente do país em que você está morando.
O mundo não é preto e branco – nem são essas as regras comportamentais. O que funciona bem em uma cultura poderia significar uma mensagem oposta e indesejável em outra. Aprender a ler regras cinzentas e a usar estilo comportamental para elogiar essas regras e expectativas cinzentas são habilidades que os expatriados têm.
Ganhar independência
Mudar para o exterior exige muita coragem, especialmente se você estiver fazendo isso sozinho. Nada é familiar e você não contará com o apoio e a ajuda de amigos e familiares. Isso pode fazer você se sentir inseguro e assustado a princípio, mas sair da sua zona de conforto e descobrir seu novo ambiente o ensinará a abraçar a independência e a resolver as coisas por conta própria. Lentamente mas seguramente, o desconhecido se tornará menos assustador e você se tornará independente.
Estar melhor preparado para oportunidades
Uma vantagem de morar no exterior é que o torna mais competitivo quando da procura de um novo emprego.A experiência de expatriados é muito atraente para os empregadores, pois mostra que um candidato pode se adaptar às mudanças, não tem medo de um desafio e entende diferentes culturas e nuances de negócios. Além disso, trabalhar e morar no exterior aprimora suas habilidades no idioma e a maneira como você interage com outras pessoas e aumenta sua capacidade de processar informações de maneira diferente. A capacidade de se adaptar, a mentalidade relacional, as diferentes formas de conhecimento, o uso de múltiplas lentes como ferramentas para entender, reconhecer e integrar novos conhecimentos são habilidades adquiridas.
Quando você se muda para um país diferente, não importa por quanto tempo, tudo será diferente e você precisará se adaptar rapidamente a um novo ambiente, incluindo novas atitudes, comportamentos, regras de trânsito, moeda e muito mais. Isso não apenas o torna mais adaptável, mas o aprendizado sobre os costumes locais, o sistema de saúde e a história do país o tornam mais aberto. Você aprenderá a abraçar as mudanças.
Conhecer pessoas
Se estiver viajando sozinho ou com amigos ou família, um novo ambiente significa conhecer novas pessoas, fazer novos amigos e interagir com pessoas que pensam e vivem diferente do que estava acostumado. Pode ser difícil fazer novos amigos e se encaixar no trabalho a princípio, mas superar esses desafios desenvolverá suas habilidades sociais, mas não apenas isso, também aumentará sua confiança.
Ser um expatriado oferece a oportunidade de criar caráter, aprimorar sua carreira, descobrir novas oportunidades, estilos de vida e pessoas.
Vale a pena ter uma experiência internacional uma vez na vida!