Brazil Talks reuniu mais de 60 players do mercado para debater temas “fora da caixinha”
A manhã desta quinta-feira foi especial para o Brazil Talks e para o mercado de global mobility. Afinal, realizamos o primeiro evento presencial do ano junto com alguns dos principais nomes do nosso setor. E foi um momento diferente – afinal, não colocamos como pauta questões referentes à mobilidade global ou expatriação. “Decidimos ir além. Falar sobre o que falamos todos os dias seria mais do mesmo. Então, trouxemos para a pauta um tema mais quente: “Mulheres no comando: a era global e o protagonismo feminino”, comentou Patrícia Tavares, co-fundadora do Brazil Talks.
A temática foi trazida à tona, pois dentro das empresas de maior destaque no nosso setor, quem está à frente são mulheres. Porém, o que isso significa? E dentro de outros mercados, isso também acontece? Quais as consequências disso? Será que as mulheres que comandam empresas possuem condições iguais a de homens em posições semelhantes?
Tudo isso foi debatido pelas inspiradoras Simone Murata, COO do Todas Group, e Janine Goulart, sócia líder da área Global Mobility e Labor da KPMG e vice-presidente da ABRH-SP. Elas estiveram em parceria com a membro sênior do Comitê do Brazil Talks, Carol Carnaúba. “Pesquisas mostram que as mulheres terão direitos iguais aos dos homens no mercado de trabalho daqui a 100 anos – eu não tenho todo esse tempo de paciência para esperar”, informou Simone. “Precisamos nos movimentar e é preciso que isso seja feito por mulheres e homens”, completou.
E o evento contou com presença masculina. Ainda que em minoria, eles estiveram presentes para ouvir e conversar. “É muito importante que tenhamos homens neste evento, pois eles são peças fundamentais para acelerar e compartilhar os esforços que fizermos – afinal, tudo isso, trata-se de uma construção social”, observou Janine.
O encontro também serviu para que muitas pessoas voltassem a se encontrar. “Somos um setor bastante unido. Precisamos usar disso para contribuirmos uns com os outros. Por isso que o Brazil Talks decidiu sair da ‘caixinha’ e, mais uma vez, ir além”, concluiu Carol Carnaúba.