MENU

A decisão de morar no exterior.

Vamos falar sobre a escolha de morar no exterior e seu impacto? Ter a oportunidade ou escolher ir para o exterior com sua família é emocionante e, acredite, também pode ser estressante.

Algumas variáveis ​​precisam ser levadas em consideração antes de embarcar nessa mudança e há uma série de coisas a serem feitas para ajudar essa transição a ser mais suave. Desde a logística que precisa ser planejada e organizada até aspectos mais subjetivos como descobrir como encontrar um equilíbrio entre trabalho / vida pessoal e, claro, levando em consideração seus filhos, relacionamento e aprendizagem de uma nova cultura.

Esta mudança proporcionará experiências e oportunidades únicas de crescimento e a capacidade de ganhar mais significado e propósito na vida, ou seja, de ter apreciação mais profunda do mundo e de si mesmos. Conheci muitas famílias que passaram por essa experiencia e até agora nenhuma delas me falou que se arrependeu… ao contrário relatam experiencias vividas e anedotas difíceis e também divertidas.

Aqui estão algumas dicas de considerações a serem feitas podem ajudá-lo a aproveitar ao máximo esta experiência de vida.

Por que você está se mudando para o exterior? Hummm… diversos fatores podem levar a tomar essa decisão. É importante entender e identificar por que você está optando por dar esse salto. O que você espera ganhar com esta oportunidade? O que você espera que sua família ganhe com esta oportunidade? Grandes movimentos como esse podem ser estressantes e se apegar ao “por quê” pode ajudá-lo nessa transição. Quais são as metas de curto e longo prazo e os objetivos pessoais, familiares e profissionais. Essas reflexões podem ajudar a ajustar a lente com a qual você vê sua vida.

Pensando ainda mais na família… Como você prevê a mudança para você mesmo? Para seus filhos? Para o seu parceiro? Quais são os desafios únicos de cada membro e como você vai enfrentá-los e superá-los individualmente e em família? Como vocês podem se apoiar durante essa mudança? Uma boa prática é conversar periodicamente com sua família para resolver quaisquer desafios ou preocupações que estejam acontecendo para ter certeza de que todos estão na mesma página para chegar a soluções. Aproveite um momento feliz e descontraído como um passeio ou um piquenique para tratar destes temas… Garantir que todos se sintam ouvidos e que suas preocupações sejam levadas em consideração é importante para manter a família unida. Assim, encontrar soluções e fazer concessões será também importante durante essa transição.

Permaneça aberto e flexível. Muitas vezes colocamos expectativas em nossas experiências, decidimos como elas “deveriam” ser e se não forem assim ficamos chateados. Podemos ficar presos em nossas cabeças com a ideia de como as coisas “deveriam” ser e resistir a aceitar o que é. Isso pode causar muito sofrimento. Certa vez li que a felicidade é a distância entre a nossa realidade e as expectativas que colocamos.. tal vez seja isso mesmo… quanto maior e distante é minha expectativa de que desejo conseguir na nova cultura, maior será a distância para alcançá-la. Ao se mudar para o exterior ou entrar em qualquer nova aventura, é importante permanecer aberto e flexível e ir curtindo o que se apresenta à nossa frente. Conheça outras famílias através de grupos de mídia social ou participe de diferentes eventos oferecidos ao seu redor. Pode ser preciso coragem para sair da sua zona de conforto, mas trabalhe para criar uma rede de apoio social onde quer que você esteja, para você e sua família. Fazer novos amigos será um fator importante para sua felicidade e bem-estar no exterior. Uma vez ouvi dizer que pode se dizer que está adaptado a uma nova cultura quando tem amigos nativos…. pode ser uma forma de mensurar….

Embora aprender uma nova cultura possa ser difícil e você possa experimentar algum choque cultural, é importante encontrar maneiras de participar e conhecer a nova cultura. Quando você se permite explorar e se conectar com sua “nova casa”, isso o ajudará a desenvolver uma maior sensação de bem-estar. Experimente novos alimentos, vá a diferentes eventos e cerimônias e divirta-se!! Muitas culturas realmente apreciam quando você tenta falar a língua delas ou participar de suas tradições, é uma ótima forma de respeito.

A escolha de se mudar para o exterior cria um capítulo muito colorido para você e na historia de cada um de sua família. Nos abrimos para um grande crescimento e desenvolvimento. Lembre-se de ficar de olho no seu “por quê” você escolheu dar esse salto de fé. Permaneça flexível, aberto e curioso ao desenvolver novos relacionamentos e criar memórias familiares que durarão por toda a vida.

Autor: Mabel Vidal

Enviar no Whatsapp

Outras Postagens

O que esperar do mercado do Global Mobility em 2024?

O que esperar do mercado do Global Mobility em 2024?

O mercado do Global Mobility está em constante evolução, e 2024 promete ser um ano de grandes mudanças. A seguir,…
Renovação de vistos e autorizações de trabalho para expatriados

Renovação de vistos e autorizações de trabalho para expatriados

A renovação de vistos e autorizações de trabalho é um processo importante para todos os expatriados. No entanto, esse processo…
Como reforçar o apoio aos expatriados nessa época de fim de ano?

Como reforçar o apoio aos expatriados nessa época de fim de ano?

A época de fim de ano é um momento de alegrias e celebrações para muitas pessoas. No entanto, para os…